Saúde


Mitos e verdades sobre a asma




Mudanças de temperatura sempre traz um alerta para os asmáticos que costumam sofrer com o ar seco além do clima frio.

A asma é uma doença inflamatória crônica, sem cura e caracterizada pelo estreitamento generalizado dos brônquios, cuja intensidade varia de pessoa para pessoa. Ela pode ser desencadeada por fatores alérgicos, irritantes e infecções por vírus.

O tratamento da asma geralmente segue três diretrizes: controle da doença, higiene do ambiente e tratamento farmacológico de manutenção e tratamento da crise.
Entre os medicamentos mais indicados estão os broncodilatadores de ação imediata. Recomendados para o tratamento da crise aguda de asma, eles podem ser utilizados na forma inalatória sob a forma de spray (“bombinhas”) ou via nebulização. Em casos mais graves, é necessária a utilização de anti-inflamatórios por via oral ou endovenosa, por um curto período.

Entre os cuidados que o paciente deve ter estão: manter o ambiente de casa e do trabalho limpo e arejado, evitar contato com o pó e poeira, evitar fumaça de cigarro e evitar fazer exercícios nos horários de pico de poluição, no começo da manhã e no final da tarde.

Portal R7