Dieta


Banana é alternativa natural contra o stress



Há quem adore comê-la no almoço, misturada com a comida, quem não sai de casa sem levá-la para o lanchinho e também quem não resista ao prazer de uma banana frita como sobremesa. Esta, talvez a mais tropical das frutas, está presente no cardápio dos brasileiros e é uma grande aliada na busca da qualidade de vida, pois auxilia no combate ao stress.

Segundo a nutricionista Lívia Nogueira, a banana libera serotonina, molécula responsável pela sensação de bem estar, e por isso ajuda em casos de depressão e stress.

Lívia também explica outros benefícios que a fruta traz, “ela é fonte de potássio, ajuda no combate a pressão alta e no bom funcionamento do coração. Além disso, possui efeito antiácido natural, sendo indicada em casos de azia”, completa.

A nutricionista indica que para a melhor absorção dos nutrientes deve-se dar preferência ao consumo da fruta fresca. Logo que chegar a sua casa, corte todas as bananas da penca, assim você as conserva inteiras na fruteira por mais tempo.

Variações de textura e sabores enriquecem o cardápio:

São vários os tipos de banana presentes no mundo. Mudam as cores, os tamanhos, o sabor das polpas e a consistência. Cada uma pode ser desfrutada e utilizada de uma maneira especial na gastronomia. Pensando em fornecer qualidade e variedade ao cliente, no Oba Hortifruti é possível encontrar seis tipos de bananas: banana nanica, banana maçã, banana prata, banana ouro, banana da terra e banana marmelo.

Conheça melhor cada tipo:

Banana nanica:

É um alimento energético ideal para crianças. Esta variação possui casca fina de cor amarelo-esverdeada. Sua polpa é doce e macia. Na culinária, é muito usada para os doces.

Banana maçã:

É a mais rica em cálcio. A polpa é branca e macia. Entre suas características está a fácil digestão. Muitas mães optam por ela na hora de alimentar os bebês. Na gastronomia está presente nas tortas, bolos e pavês.

Banana prata:

Dentre as bananas, é a menos calórica e a mais rica em potássio, que ajuda a prevenir cãibras. Sua casca é amarelada e tem pequenas manchas marrons. É uma boa pedida em pratos fritos ou assados.
Banana ouro:

Banana ouro:

Esta é a menor de todas. A casca é fina e a cor, como o nome diz, é um amarelo-ouro. Bastante saborosa, pois tem a polpa doce. É indicada para as sobremesas, como bolos de banana ou banana com sorvete.

Banana da terra:

Sua polpa, assim como a banana prata, é consistente. Uma de suas características é ter mais amido do que açúcar, por isso, é recomendado que seja cozida, assada ou frita.

Banana marmelo:

Fonte de vitamina B6. Sua polpa é doce e por isso é ingrediente indicado para fazer doce de banana em compota. Também pode ser frita.

Agora que você já sabe deste benefício da banana, escolha o seu tipo preferido e tenha sua alternativa natural e saborosa contra o stress