Dieta


Apesar de calórico, abacate ajuda a combater o colesterol além de trazer outros benefícios



abacate
Aqui no Brasil temos mais de cem tipos de abacates e uma alta produção da fruta durante o ano todo. Porém, a fama de ser excessivamente calórico faz com que essa fruta não seja muito bem vista pelo público. Mas o fato é que abacate está longe de ser um vilão recheado de calorias.

“O abacate possui gorduras benéficas. Se consumido de forma correta, ajuda a regular os níveis de colesterol, diminuindo o LDL, o chamado colesterol ruim”, afirma a nutricionista Daísa Pinhal.

A nutricionista acredita que consumir um quarto da fruta por dia é suficiente para se obter todos os seus benefícios: “O abacate é rico em fibras alimentares e fonte de ácido fólico e vitamina C. Também possui carotenoides, substâncias antioxidantes benéficas à saúde, e gorduras insaturadas”.

Apesar de a banana levar a fama, o abacate possui um teor de potássio bem maior. Porém, a nutricionista frisa que pessoas com problemas renais devem evitar alimentos ricos deste macromineral.

Ressalva

Por outro lado, o nutrólogo Carlos Werutsky, da Associação Brasileira de Nutrólogos, faz uma ressalva: Quem faz controle de peso precisa reduzir a ingestão de calorias. Dentro dessa proposta, o abacate pode ser um vilão, pois seu teor de gordura é alto.

“Já quem não tem preocupação com o excesso de peso, pode consumir a fruta diariamente, pois sua gordura é insaturada, aquela que faz bem”, completa Carlos. Ele ainda explica que o abacate tem por volta de 9 calorias/grama e que se pode consumir um pequeno ou meio por dia, desde que haja restrição de outros alimentos calóricos.

Werutscky também lembra que o abacate também possui o ácido oleico. “Trata-se de um ácido graxo essencial. Se uma pessoa tiver um consumo baixo desta substância, com o tempo, poderá desenvolver uma imunodepressão, ou seja, baixa imunidade”.

Outros benefícios

Prisão de ventre, gases, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, da pele, do fígado. Tudo isso pode ser evitado ao se consumir abacate, explica o farmacêutico Rafael Martins.

Ele conta que as cascas da fruta são vermífugas, sendo também úteis para o tratamento de hemorragias e disenterias. Já o chá de folhas da fruta é um excelente diurético.

“Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, o abacate tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6”, ensina.