Bem estar


5 atividades físicas para você fazer na praia



Fazer exercícios físicos em um ambiente novo pode ser um grande incentivo para não deixar a rotina de treinos de lado. E nada melhor do que aproveitar as férias para se exercitar em um cenário exuberante e que inspira. Além de prazeroso, apostar em atividades físicas para fazer na praia pode ser muito mais eficaz, já que a prática na areia exige muito mais esforço e tem uma alta queima calórica.

Atividades físicas para fazer na praia

Confira algumas opções de atividades para se fazer sozinho ou em grupo na areia e, assim, não deixe a preguiça de pegar, nem mesmo, enquanto curte os dias de descanso na praia:

Caminhada ou corrida na areia

Caminhar ou correr neste ambiente é boa opção, especialmente se for na areia fofa. Isso porque esse tipo de terreno impacta menos nas articulações. Além disso, é eficiente para quem deseja perder peso, já que meia hora de caminhada elimina cerca de 100 calorias, enquanto a corrida pode chegar a 200 calorias.

Circuito

Para quem já tem prática em fazer circuitos na academia, fazer isso na praia pode ser uma forma agradável e diferente de manter o treino em dia. Crie uma sequência de meia-hora de exercícios, incluindo atividades que trabalhem diferentes partes do corpo, como abdominais, polichinelo, agachamento e flexões.

Andar de bicicleta

Nada melhor do que fazer uma atividade que mais parece lazer do que treino. Aproveite a bela paisagem que a orla da praia proporciona e faça um passeio de bicicleta. É uma maneira ainda de conhecer o local que está visitando e eliminar até 200 calorias, dependendo da duração da prática.

Yoga

Aproveitar a energia e tranquilidade que a praia proporciona para meditar faz bem não apenas para o corpo, como também para a mente, conferindo um bem-estar único. Para quem nunca praticou, vale a pena procurar mais informações para aprender posições básicas e entender melhor as filosofias dessa prática milenar.

Jogos coletivos

Uma outra atividade divertida e que queima muita caloria é se exercitar em grupos. Chame quem estiver viajando com você e organizem partidas na areia. Opções não faltam! Vale vôlei, futevôlei, frescobol ou o que mais tiverem vontade!

Prepare-se antes de se exercitar na praia!

Confira alguns cuidados que você deve ter para que o treino não prejudique a sua saúde:

– Utilize roupas leves e de tecidos que permitam a transpiração, como as já usadas na academia, e não use apenas biquíni.

– Utilize tênis adequados ao terreno e ao seu tipo de pisada.

– Não abra mão de usar protetor solar, óculos escuros e bonés.

– Hidrate-se durante todo o dia, inclusive durante a prática física.

– Meia hora antes de se exercitar, faça um lanche leve. Logo após a atividade, alimente-se novamente.

– Evite a exposição ao sol entre as 10h e as 16h.

– Não deixe de fazer uma sessão de alongamento e aquecimento antes de começar o treino, para evitar lesões. Alongue a cervical, o ombro, os braços, o quadríceps e a panturrilha e faça uma caminhada leve para aquecer os músculos.

– Fazer atividades físicas para fazer na praia pode ser uma forma prazerosa de manter os seus cuidados com a saúde em dia!

– Não se esqueça de consultar seu médico ou profissional de educação física antes de iniciar qualquer atividade nova.

Fonte: Vivo mais saudável